sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Escapando de Délhi


Neste momento, os indianos estão numa mistura de euforia e stress. Esse domingo, dia 3, começam os Commonwealth Games 2010 em Nova Délhi (tipo um "jogos pan-americanos" entre as ex-colônias da Inglaterra). A cidade, que já é surtada com medo de ataque terrorista, duplicou a segurança e resolveu decretar estado de alerta vermelho. Resultado, as ruas estão parecendo um canteiro de obras militarizado. (Ah, claro, as obras não acabaram a tempo e agora eles estão correndo contra o relógio... essa semana teve pedaço de estádio caindo e tudo o mais...).

Sem brincadeira, há verdadeiras trincheiras na rua, sacos de areia empilhados ao redor de soldados - que habitualmente já carregam fuzis pela cidade igual em metrô da zona norte do Rio de Janeiro. A vida em Nova Délhi, em termos de segurança, já é uma realidade saturante. Como eu disse, não é crime de rua, é medo de terrorismo. Então parece aeroporto, todo dia. Você entra no metrô, detector de metal, aí o soldado tem que também abrir a bagagem que você está carregando, vistoriar, etc. A mesma coisa pra entrar em qualquer shopping. Somado a isso, lojas, qualquer uma que seja um pouco mais arrumadinha tem segurança que controla sua entrada e saída e o que você está levando. Isso é o normal. Agora em estado vermelho ficaram ainda mais chatos. Agora às vezes põem dois soldados pra verificar você, um depois o outro, caso o primeiro tenha sido descuidado na averiguação. Andando na rua em alguns lugares parece que tem mais militar do que civil. Não quero nem ver quando os jogos começarem... Hora de dar o fora.

Levantei hoje de manhã já pra dar tchau ao Seu Bhalla e me mandar pro Rajastão, estado aqui do noroeste do país, perto da fronteira com o Paquistão (ok ok ok, também não é o lugar com maior fama de pacífico, mas a área complicada é a Caxemira, que fica lá pro norte, longe daqui. Rajastão é sossegado). É o chamado "estado desértico" da Índia, por onde passavam as caravanas de especiarias rumo à Pérsia e ao ocidente nos tempos de antigamente. (Ah! Foi aí também que se passou a novela, nesse estado)

São algo como 6h de viagem de Delhi até Jaipur, a capital do Rajastão. Podia muito bem ir de trem com ar condicionado, mas achei que seria impessoal demais. Resolvi pegar o ônibus "povão". Seis reais a passagem, hehehe. Seu Bhalla me botou no tuk-tuk e lá fui eu à "estação" de ônibus, que se revelou ser um acostamento na pista onde tem o tiozinho gritando "Jaipur, Jaipur, Jaipur!!". Fui entrando e lá vamos nós. Ônibus até confortável, preciso dizer. Mas aí o povão é aquela muvuca. Primeiro, a música alta que foi um verdadeiro batidão dentro do ônibus, aqueles "techno-místico" à là indiana. Segundo, a farofada, só que em vez de galinha é prantha e grão-de-bico no molho (pra passar no pão), etc. Aí depois lambe os dedos sujos de óleo e depois limpa na poltrona (ou vice-versa), as moscas passeando... E terceiro, é igual ônibus barato no interior aí no Brasil: vai gente em pé, a galera vendendo coisa no corredor do ônibus, pela janela... hehe, aquela coisa.

Meu assento estava confortável, mas como nada é perfeito, na última hora de viagem entrou uma tia, rodou virou, e chega pra mim e fala: tmzepidm cjslkdpo jkcsa. Algo em hindi (ou Rajasthani, que é o que eles falam no Rajastão). Eu faço aquela cara de "Oi?". Ela fala em inglês: "Eu quero sentar aqui". O que é que você faz? A tia já meio pesada, carregando coisa, eu "ah, vai" - pensei. Ia levantando pra dar lugar, afinal estava perto de chegar. Mas aí ela me volta pra a cadeira. "Não não, você pode ficar aí. Cabe os dois". Pronto. Próximos 60 minutos fui espremido entre a tia e a janela. Mas pelo menos deu pra trocar um papo e pegar umas informações sobre a cidade.

Como acabei de chegar, estou ainda pra descobrir as coisas. Mas posso dizer que as ruas de Jaipur são dotadas de incrível fauna: cabra, cachorro, cavalo, camelo, vaca e porco do mato. Tudo isso no meio do povo. Pra quem quiser sacar o ambiente do ônibus, eu fiz dois videos curtos.

http://www.youtube.com/watch?v=_ayF9q5a9ng

http://www.youtube.com/watch?v=H3XJrfZdIiY


Vista da beira da estrada e ruas laterais, no caminho de Délhi para Jaipur, de ônibus.

2 comentários:

  1. Arebabado Mairon que coisa agradável!!!
    Me lembrou uma viagem que fiz com uns paraguais, que gostavam de comer um troço fedido, tomar tererê e jogar baralho de madrugada.
    O jeito foi "educadamente" pedir que parassem senão iriamos deixa-los na estrada...
    Fora o fato de vc ter sido espremido que nem laranja, espero que tenha boa sorte nesta nova fase!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz...que viagem foi essa? Espero que consiga fazer suas pesquisas em Jaipur de forma menos conturbada e seguir caminho, desbravando a Índia, seus encantos, culinária, cultura, etc. Beijão!
    P.S.: E vai documentando a fauna, Darwin não atentou para esse pedaço do globo. :P

    ResponderExcluir