sexta-feira, 10 de junho de 2016

Num santuário de elefantes na Tailândia: Uma visita inesquecível

Veja uma versão de melhor visualização deste post no novo site, em:

Elefantes são dos animais mais fascinantes do planeta. Inteligentes, amistosos, e ameaçados. Uma vinda à Tailândia não está completa sem uma visita a um dos muitos santuários de elefantes que há aqui no norte do país. Nos arredores de Chiang Mai há dezenas deles, mas nem todos os tratam bem, então se você se importa com os elefantes, vale a pena ter atenção na hora de escolher. 

Muitos parques selam os elefantes com arreias de metal que, ao longo do tempo, podem criar ferimentos na pele e infecções. Além disso, há muitos casos de treinadores que os machucam. E, convenhamos, ficar somente carregando turistas de A a B por horas a fio é algo que nada tem a ver com a disposição natural desses animais. Os elefantes têm relações sociais complexas, incrível memória, e grande capacidade cognitiva. São também os únicos animais além do ser humano a ter demonstrado reconhecer a morte. Certamente merecem seu respeito.   

Nós optamos por visitar um santuário onde os visitantes participam de atividades naturais dos próprios elefantes  como caminhar com eles nas colinas, alimentá-los, e entrar com eles na água. Quando habituados aos humanos, eles são dóceis e amistosos. É uma visita inesquecível. 
Área do santuário que visitamos. Ambiente natural para os elefantes.
Era um dia ameno de sol, como é característico aqui do norte da Tailândia. Os funcionários do parque vieram nos buscar na pousada de manhã, como é habitual, coletando visitantes também em outros hoteis. 

Nós escolhemos o Elephant Rescue Park dentre as dezenas de opções. Eles deixaram claro que provavelmente não montaríamos os elefantes, e falaram das outras atividades. Aprovei ao saber que seus elefantes são todos resgatados  ou seja, já estavam fora do ambiente natural e de suas famílias. Uma das elefantas do parque, por exemplo, havia sido usada por madeireiros, já que os elefantes têm facilidade em transportar troncos pra lá e pra cá.   

Há vários elefantes "crianças" no parque também, às vezes de pais que foram abatidos. Tais como as crianças humanas, eles são mais "soltos" e sociáveis. São fofíssimos.
Este pequeno elefante tinha apenas um ano e meio de idade. Os elefantes, se sadios, podem viver até mais de 80 anos.

Essas roupas vermelhas são os uniformes que os elefantes estão acostumados a ver. Boa memória que têm, os funcionários preferem que os visitantes estejam na roupa com a qual os elefantes estão familiarizados, para que não estranhem.

De quebra, você fica com essa charmosa indumentária, chapéu de palha de agricultor, e botas de borracha que serão completamente inundadas quando você entrar na água. 
Nascido para o campo. Ainda antes de pôr as botas. (As bananas são para os elefantes.)
Indumentária completa. Só faltou o capim na boca.
Momento Gandalf to Sudeste Asiático. You shall not pass!
Voltando aos elefantes... Se você sair cedo, a equipe do parque ainda passará na feira livre para comprar bananas para os elefantes. Infelizmente as do supermercado não servem, devido à presença intensa de pesticidas nas cascas das bananas. E os elefantes, naturalmente, as comem com casca e tudo.

Nós saímos com um pouquinho de atraso e, pra não perder tempo, recebemos bananas que o próprio parque já tinha. Caminhamos, subimos colinas com os elefantes (muito mais fácil pra eles, parecia), e descobrimos as plantas que eles comiam. Fiz um vídeo curto de nós dando-lhes as bananas. São uma fofura, e comilões. 

A parte mais divertida, digo, é entrar na água, numa lagoa onde eles se banham. Atiram-lhe água sem a menor cerimônia, e sem os instrutores mandarem. No começo você pode ficar meio "fresco", sem querer se encharcar todo. Mas, quer saber? Entregue-se. Você não vai ter muitas oportunidades dessas na vida.
Nós entrando na lagoa com os elefantes.
Flagrado ali na água, já sem o chapéu.
Meu amigo, já encharcado, com um dos elefantes.
Almoçamos, depois de nos trocarmos, e no começo da tarde já estávamos de volta. Há passeios mais longos, mas em geral são programas de meio dia. O almoço em geral está incluso.

Não preciso mais dizer o quanto é memorável uma visita dessas. Parte fundamental da sua vinda à Tailândia. 
Dois elefantinhos, e os funcionários. Visivelmente gente simples e pobre, que também precisa de atividades econômicas viáveis pra se sustentar. 



2 comentários:

  1. Emocionante esse passeio, esse contato com os elefantes em seu habitat e percebendo o quanto são tratados com o respeito que merecem, mesmo com as limitações financeiras dos cuidadores. Lindos, delicados apesar de grandes e sociaveis. Pareciam crianças brincando com seus amigos. Lugar lindo embora um tanto dificil o acesso. Ótima escolha, ótimo passeio, inesquecivel, mesmo. Imperdivel. A região é muito bonita. Valeu

    ResponderExcluir
  2. O senhor esta um charme meu caro viajante e com essas roupas dos funcionários
    da reserva e a familiaridade com os 'pequenos' parece um deles. haha

    ResponderExcluir