quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Guia básico para comprar roupas de lã de alpaca nos Andes

Veja uma versão de melhor visualização deste post no novo site, em:

A vontade que dá é a de levar essas lhamas pra criar no quintal de casa, mas não dá.

Por onde quer que vá na Bolívia, no Peru ou no Equador, você estará rodeado de vendedores e ofertas de produtos supostamente feitos de lã de lhama ou de alpaca. Ou melhor ainda, de "alpaca bebê", que é como chamam a lã  mais fina  da primeira vez que uma alpaca é tosquiada (lamento desapontar quem achou que era lã de alpaca recém nascida). Tudo, até acrílico, eles dirão que é alpaca bebê. É também como se já não existissem mais carneiros e nem ovelhas no mundo. Melhor ficar alerta pra não levar gato por lebre (ou carneiro por alpaca).

Deixem-me compartir algumas dicas que aprendi no Andes para garantir que a sua roupa de alpaca é de alpaca mesmo. Primeiro, vamos à alpaca.
Este bichinho bonitinho aí é a alpaca. É um dos 4 camelídeos nativos da América do Sul, ao lado da lhama, da vicunha, e do guanaco.
Esta é a vicunha, um camelídeo menor e que vive em altitudes maiores. Seu pêlo é o mais fino e prestigiado de todos. Na época dos incas, só os imperadores podiam vestir trajes feitos com pêlo de vicunha. Infelizmente, hoje ela é uma espécie ameaçada e produtos feitos com seu pêlo são extremamente raros, e caros (dizem que um mero cachecol custa 700 dólares). Portanto, muita atenção se algum tentar lhe vender algo supostamente feito de vicunha.  
E este é o guanaco, um camelídeo um pouco maior, não-domesticado, e que não é realmente usado pra fabricação de roupas. 
Os incas usavam as lhamas para transporte, exclusivamente, e não para fabricar roupas. Ainda hoje é assim. Há pêlo de lhama em tapetes e tal, mas não pra roupas pois ele pinica muito. Além disso, é um pêlo mais grosseiro, menos agradável ao toque (embora abraçar aquelas duas fofuras lá na foto inicial tenha sido ótimo.)

Pra se certificar que o seu cachecol, xale, gorro ou moletom é de alpaca mesmo, verifique o aspecto e o peso. Pêlo de alpaca é opaco. Sustente-o contra a luz, e se reluzir, é porque tem acrílico misturado. Se pinicar mais do que um pouquinho, é porque tem lã de lhama misturada. Quanto ao peso, fibras sintéticas (acrílico, rayon, etc) são levíssimas. Lã de alpaca é densa. Se o teu moletom não te parecer um tanto pesado, não é alpaca. (O terceiro critério é o preço. Lã de alpaca é mais nobre e, portanto, mais cara. Se parecer uma pechincha muito grande, desconfie.)

Já a lã de "alpaca bebê" é excepcionalmente macia ao toque. Muito mais que uma roupa de algodão. Parece bundinha de bebê mesmo. Se sentir um macio comum, de outras roupas, não é alpaca bebê. 

Sugiro que vá a alguma loja cara, onde é menos provável tentarem te enrolar, e pegue em roupas 100% alpaca e 100% alpaca bebê para educar o seu tato. Daí você poderá sair às compras com melhor conhecimento daquilo que está procurando.
Pronto. Agora que já sabe o que procurar, pode ficar igual aí à moça com sua roupa de alpaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário