terça-feira, 14 de setembro de 2010

Indo aonde o metrô não vai

Valeu a todos que começaram a acompanhar e pelos comentários deixados!!

Depois daquela ida ao templo eu voltei à companhia do Tio Bhalla pra o 'chai' da noite. Digo na companhia dele e não da família porque eu sou sumariamente ignorado pelas mulheres da casa - isto é, quando ele está presente. Nem cruzam o olhar comigo e nem se sentam à mesa com a gente. Participar da conversa então, nem pensar. (Embora a ajudante de Bengala do Oeste não fale inglês, Dona Bhalla fala). Isso eu sei porque, quando ele não está por perto, dá pra conversar tanto com ela quanto com... errr... bem, com a Bengalesa dá pra gesticular, etc. Pelo menos rola uma comunicação. E o menino de 9 anos também arrisca umas frases boas em inglês. (O de 6 anos só me olha, com aquela cara de "quem é esse barbudo aqui em casa?").

Depois do chai, antes de dormir, o banho. Fiz questão de inserir esta parte aqui porque, depois de muitos anos, estou tendo que tomar banho de cuia. Mania que a gente tem de tomar as coisas por garantido. Sempre acha que chuveiro sempre tem. Mas olha ali ó, o banquinho, o balde... Nem precisa explicar como funciona, né?

Falando em banheiro, só uma curiosidade: aqui eles não usam papel higiênico não, viu. Éééé... ficou chocado(a)? Achou que todo mundo usava papel? Eu tenho porque sou visita, mas o esquema aqui na Índia é na base da aguinha. Não é chuveirinho, é uma tina de água que você usa e limpa com a mão (esquerda, pois com a direita você come). Dar a mão esquerda pra apertar aqui é ofensa grave, você entende o porquê. Fique certo(a) de que "essa história de limpar com um pedaço de papel o que devia ser lavado" também é chocante pra eles. Mas depois eu conto mais dessas histórias. Chega de banheiro por agora.

Vamos pra algo mais ao ar livre. Pela manhã o Tio Bhalla, que me dá sempre umas dicas de onde ir e como chegar, me sugeriu visitar o Qutub Minar, um dos muitos monumentos deixados aqui em Delhi do tempo em que esta parte norte da Índia foi invadida por árabes e outros povos muçulmanos do centro da Ásia. (O Taj Mahal, por exemplo, não é uma construção hindu, é islâmica, dessa época aí). Então lá vou eu pra a rua de novo.
Meu caminho diário para a estação de metrô

A ida até o metrô é sempre essa beleza aí, uma perfusão de odores e a adrenalina de atravessar cada rua. Moto aqui não freia, buzina. Nesse pedaço aqui da cidade tem muitos dos ciclo-riquixás também, desse daí da foto. Tipo um táxi-bicicleta. Nesse dia estava até sequinho o chão. Imagina isso aí depois da chuvarada que dá aqui frequentemente. Are baba.

Mas pegando o metrô fui parar perto do Qutub Minar. Perto. Chegando na estação de metrô próxima perguntei ao guarda por onde que vai. Pra a minha surpresa, ele responde: "Qualquer ônibus ali do outro lado da rua passa lá. Custa 5 rúpias" (uns 20 centavos). Heh, começava a aventura.

Pelo preço eu deveria ter imaginado. O ônibus que eu entrei parecia uma mistura de pau de arara com camburão. O modelo é esse aí da foto, mas com gente saindo pelo ladrão. Sempre vai alguém literalmente do lado de fora, seguro naquelas barras ali na entrada de trás. Dentro é uma muvuca, e escuro. Não tem porta (ou tem, mas nunca fecha). Não tem catraca, tem um tiozinho que fica com umas tiras de papel na mão gritando lá e cá e apontando com o dedo "Você!", pra pagar. Lá vai 5 rúpias e me dá o papelzinho dizendo que eu paguei.

Finalmente cheguei. Indiano paga 10 rúpias pra visitar, estrangeiro paga 200. Se bobear, paga 300. Dei uma nota de 500, vira e mexe, o cara me volta 200 de troco. Eu fico olhando pra a cara dele e digo: "300 de troco, né". "É, 300", ele responde e dá o resto como se estivesse procurando a nota (e doido que eu tivesse ido embora antes que ele encontrasse...).

Mas pelo menos valeu a pena. O Qutub Minar em si é um minarete, tipo uma torre com o muezim, que do alto anuncia quando é hora de uma das cinco orações diárias dos muçulmanos. Além do minarete em si (72,5m de altura, o mais alto do mundo... e esse foi construído em 1193), tem também antigas mesquitas e tumbas de vários sultões da época.
O Qutub Minar (de 1193), cercado de ruínas de antigas mesquitas.
Indianas em seus belos trajes seguem em direção à tumba de um sultão que governou a região de Delhi em 1200
Tumba do sultão Shams-ud-din Iltumish, que ele mesmo construiu para si. Notem as pétalas de flores ali deixadas. Pela tradição islâmica, os restos mortais não estão ali propriamente dentro desse sarcófago não, mas sim numa cripta debaixo dessa tumba.
Pra sair de lá, depois da visita, não peguei o ônibus. Queria ir em outro lugar, então resolvi me aventurar com os tuk-tuks. Contarei a seguir como é que isso continua. Mas, por ora, e aí, já deu pra perceber o que eu quis dizer sobre Delhi ser uma cidade feia mas com "ilhas" de beleza?

5 comentários:

  1. Fotos sensacionais, amigo!
    É poluição visual extrema e beleza extrema em algumas centenas de metros para você, em alguns pixels para mim. :)
    Vai atualizando, hein?
    Boa sorte por aí!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Ae Mairon, aqui a moto também não freia e, se der mole, nem buzina XD

    Legal as histórias Mairon. Vai rolar uma ida a Bollywood??

    ResponderExcluir
  3. Valeu!

    Logo sai mais coisa do forno, este país é uma máquina de histórias huauhahua, cada hora eu vejo uma coisa.

    Mês que vem devo ir a Mumbai sim, que é onde fica Bollywood! Verei o que eu encontro por lá XD

    ResponderExcluir
  4. Ehehehehehe Marion que coisa maluca esse busão hein?
    Deve estar sentindo falta do nosso vermelho express daqui hehehe
    O traje das mulheres é daquele jeito que mostram na TV? Caraca, achei que era só em ocasiões especiais...bacana!!!!
    Boa sorte no próximo passeio...cuidado pra não pisar na galinha quando entrar no busão (to falando sério!!!)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. RAPAZ! Esse seu log tá muito legal! Pra variar, suas narrações não deixam ninguém na mão, mestre =D
    Olha, eu não tô acreditando no lance do banheiro... não mesmo... peraí, me ocorreu uma coisa... você já frequentou algum banheiro público? Ah... não... eu não sei se estou preparado pra ouvir a resposta... macabro...
    Vou seguir acompanhando! Sucesso aê! =D

    ResponderExcluir