terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Epílogo - Grécia

Vida boa, hein? Na ilha de Patmos, à beira do mar.

Naquele dia em que visitei a caverna ainda dei umas voltas em Patmos. Aproveitei para checar uns souvenirs (encontrei cópias do Livro do Apocalipse em não sei quantas línguas), e ver um pouco mais da ilha. É um lugar pacato, diferente de Santorini e das ilhas mais movimentadas. Aqui a maior parte dos visitantes são fieis fazendo turismo religioso (principalmente italianos), mas em outubro a alta estação já havia acabado.

Falando nisso, programem-se para vir à Grécia assim em final de estação (setembro-outubro), pois os preços caem todos pela metade. Em maio, junho e julho é tudo o olho da cara e lotado. Já entre novembro e abril está quase tudo fechado, pois não há turistas. Então vale a pena se programar.

Quanto à minha estadia, esta estava chegando ao fim. Saí de Patmos depois de 1 dia, no barco em direção à ilha de Samos, onde nasceu Pitágoras, e que fica no caminho para a Turquia.

A ilha de Samos é um pouco maior; tem dois portos. Pra facilitar minha conexão, eu chegava de Patmos num e minha conexão para a Turquia saía do outro, então tive que pegar um táxi. Motorista esperto, quis cobrar a tarifa inteira de cada um e ao mesmo tempo fazer lotação, pra ganhar em dobro. Não reclamei. Não havia nenhum outro taxista na área, meu tempo era curto, e além do mais, quem achou os outros passageiros foi ele, não eu. Ele de quebra parou na estrada para eu tirar umas fotos.
Vista para o porto de Vathi, na ilha de Samos.

Já no porto de Vathi, de onde sairia meu barco para a Turquia, eu sentei para almoçar, com vista para o mar, um prato de macarrão. Aquela coisada toda de pirão de suco de uva, arroz no espinafre, etc, é a comida caseira dos gregos, não é o que eles servem nos restaurantes, e pra isso a brasileira que encontrei morando aqui já havia me alertado. Infelizmente, nos restaurantes de turista aqui você não acha nem metade da culinária grega. Nesses só se acha essas bobagens de macarrão, kebab (que é uma carne de terceira, prensada igual madeirite pra ser comida no espetinho ou no pão), e umas entradinhas mais decoradas que lhe dão a ideia de que a Grécia tem culinária, mas que são só a ponta do iceberg. Então, não se enganem. Se tiverem a sorte, façam algum amigo grego e vão comer na casa de algum (eles são extremamente amistosos). Ou, senão, procurem os restaurantes onde os gregos vão comer, fora das áreas bem turísticas.

Isso é mais fácil em Atenas. Nas ilhas é mais difícil, pois nelas os restaurantes são quase que exclusivamente para turistas. Então fiquei com o meu macarrão mesmo, e fui andar pra fazer a digestão antes de pular no barco.
Ruas de Samos à beira do mar. Parecendo cidade de praia no Brasil, exceto pelo pavimento.
Senhor grego caminhando pelo cais.
Promenade à beira do mar, para se apreciar a vista.

Apesar de haver inúmeras pensões, bares, e o que você imaginar com o nome de Pitágoras na ilha, não há muito sobre o próprio aqui em Samos. Pra quem não sabe, Pitágoras foi muuuuito além do teorema dos triângulos. Aquilo lá dos catetos e da hipotenusa é o que te ensinam na escola, mas na verdade Pitágoras fundou toda uma corrente filosófica que ligava matemática e misticismo, e que influenciou muito Platão, e consequentemente o pensamento ocidental. Ele se mudou para Croton, no sul da Itália, e lá fundou uma escola - tipo uma versão antiga da Academia do Professor Xavier. Isso lá pelos idos de 550 AC, por volta de 150 anos antes de Platão. Pitágoras estava tão à frente do seu tempo que, naquela época, já falava até de direitos dos animais.
Pitagóreos celebram o nascer do sol, quadro do pintor russo Fyodor Bronnikov (1869)

Finalmente, era chegada a hora de dizer "até a próxima" à Grécia. O barco para a Turquia, pertinho, a 1h dali, já me aguardava. Me dei conta de que na minha mochila havia leituras de viagem assim ótimas para se cruzar fronteira e passar por alfândega (crianças, não façam isso em casa): Why do people hate America? ("Por que as pessoas odeiam a América?", com uma bandeira dos EUA queimando na capa. Na verdade, um livro ótimo, de autores britânicos, sobre a atitude dos EUA em relação ao restante do mundo e vice-versa), e Muhammad: Prophet of Our Time ("Maomé: Profeta do Nosso Tempo", outro livro muito bom, de uma ex-freira inglesa, desmistificando preconceitos acerca do Islã, e contando como Maomé combateu a ganância e o individualismo no século VII na Arábia, coisa também muito comum à mentalidade capitalista de hoje).

Por sorte, o país a entrar é a Turquia, que é muçulmana, então não havia problema. E zarpei rumo ao oriente, deixando um belo pôr do sol para trás, em direção a mais um país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário