quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O melhor e o pior do Canadá - Parte 5


5° Melhor - A Natureza

A natureza no Canadá é simplesmente fantástica. Mesmo pra quem vem do Brasil, riquíssimo em patrimônio natural, o Canadá pode ainda assim impressionar. Até mesmo porque a natureza aqui é bem diferente, como seria de se esperar. Talvez você já tenha visto na internet fotos das paisagens canadenses; das Montanhas Rochosas, das pradarias do centro da América do Norte, das florestas temperadas em volta de Vancouver na costa oeste, ou das folhas que ganham cor alaranjada no outono. Se é bonito em foto, na realidade tudo é muito mais fantástico. Se você ainda não viu imagens desses lugares, não deixe de conferir algumas neste site.

Não há sombra de dúvida: os melhores lugares a se visitar no Canadá são as áreas naturais. Você pode até querer ir nos pontos famosos tipo a CN tower em Toronto, ou as Cataratas do Niágara (que são numa área bastante urbanizada, então não espere parque natural ao redor, ou nada parecido com Foz do Iguaçu). Sinceramente, estes são lugares que vale a pena mais pra você dizer que foi. Os parques e reservas naturais valem muuuuito mais a pena. Se você alugar em carro então, aí você tá feito (e não é difícil, no país inteiro tem locadoras de carro por toda parte). Os canadenses te dirão com a maior animação onde você deve ir, quais lugares visitar, o que vale mais a pena ver, etc. E aqui vão algumas sugestões minhas:

- Algonquin Park. A umas 5h de carro ao norte de Toronto. Pode se dizer que é um dos locais mais bonitos a se visitar em Ontario, e talvez até em todo o Canadá. Isso vale especialmente se você for no outono, quando dá pra ver as árvores mudando de cor e as florestas quase todas alaranjadas com as folhas caindo.


- "Chutes de Montmorency", ou Cataradas de Montmorency. Na minha opinião, são mais bonitas que as do Niágara. Ficam perto de Québec City, e sem dúvida vale a pena visitar. As cataratas são bem bonitas, e a área natural ao redor também é interessante.

- Toda a região das Montanhas Rochosas. Ali tudo é espetacular. Eu recomendo muito: Banff, Jasper e Canmore, todas na província de Alberta. Ali você precisa mesmo alugar um carro. O percurso entre Jasper e Banff é considerado pela National Geographic um dos 10 mais bonitos de todo o mundo. E realmente é fantástico. As paisagens são maravilhosas, com montanhas, lagos cor de esmeralda, cataratas, florestas, e vida selvagem por todo o seu redor. Dá até pra ver alces e ursos na beira da pista. E aí é que tá a vantagem do carro: você pode parar onde quiser, quando quiser, pra tirar fotos, fazer trilha, etc. De ônibus você não tem essa facilidade.

Amigos meus também foram na West Coast trail na Ilha de Vancouver (perto da cidade, na costa do Pacífico). Lá, a praia e cidade de Tofino parece ser também um opção ótima. Dizem também que há áreas muito bonitas nos territórios do norte do Canadá (no verão, senão você congela, hehe), e também na costa leste perto do Labrador. Em resumo, se você vier ao Canadá, não perca por nada a chance de visitar as áreas naturais do país. São o que há de mais bonito a se ver. Ver na foto é só aperitivo. Tenho certeza absoluta de que você não vai se arrepender de conhecer tudo aquilo com os seus próprios olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário